Ícone do site UNIVERSO MOTOR

Nova R nineT /5 celebra 50 anos de produção de motos BMW em Berlim

Nova R nineT /5 celebra 50 anos de produção de motos BMW em Berlim [Divulgação]

Há 50 anos, a BMW Motorrad – divisão de motocicletas da marca bávara – construía a primeira unidade em sua fábrica de Spandau, distrito ocidental de Berlim, na Alemanha. A decisão veio como resultado da crescente produção da BMW ao longo da década de 1960.

O início das operações ocorreu em 1969, com cerca de 400 funcionários e a família de motocicletas /5 series, formada pelas configurações R50/5, R60/5 e R75/5. Com design moderno e chassi e motor completamente novos, os modelos foram sucesso instantâneo de vendas, combinando a pilotagem dinâmica e o conforto para viagens. Dessa forma, a BMW inseria o seu nome naquele mercado de motocicletas em expansão. 

BMW R nineT /5 [Divulgação]

Para celebrar a data, a fabricante alemã está apresentando a nova BMW R nineT /5, uma roadster que reforça a tradição das motos clássicas da BMW Motorrad. Entre os elementos visuais que remetem àquela época destacam-se os cromados nos retrovisores e nas rodas raiadas com aro de 17 polegadas, montadas com pneus 120/70, na frente, e 180/55, atrás.

Detalhes de alto acabamento também são notados nas mesas do garfo e pedaleiras em alumínio forjado e anodizado.

BMW R nineT /5 [Divulgação]

O tanque de combustível com capacidade para 17 litros tem apoios emborrachados para os joelhos e pintura na cor Lupine Blue metálica, com efeito esfumaçado e duplo filete na cor branca – padrão também aplicado no paralama dianteiro.

Posicionada próxima ao bocal de abastecimento, uma plaqueta cromada identifica o modelo comemorativo aos 50 anos de produção da família /5.

BMW R nineT /5 [Divulgação]

O assento duplo, com 825 mm de altura até o solo, traz elementos decorativos cromados e logomarca da BMW na cor branca, evocando os modelos históricos.

Da mesma forma, remetem ao estilo clássico o revestimento em alumínio do motor, caixa de câmbio e tubos do garfo da suspensão dianteira, que ganharam também coifas emborrachadas.

BMW R nineT /5 [Divulgação]

Como não poderia deixar de ser, a R nineT /5 é equipada com o típico motor boxer da BMW, de dois cilindros opostos, arrefecido a ar, com 1.170 cm³ de cilindrada e 110 cv de potência. O sistema de escapamento 2×1 é inteiramente feito de aço inoxidável, com coletores e abafadores cromados. A transmissão com câmbio de 6 velocidades tem relação final por cardã. Montada sobre chassi tubular de aço e pesando 219 kg em ordem de marcha, a nova roadster pode chegar aos 201 km/h.

A suspensão traseira do tipo Paralever – no qual a balança abriga o eixo cardã – tem pré-ajuste da carga da mola e conta com 120 mm de curso.

BMW R nineT /5 [Divulgação]

A BMW só abriu mão da originalidade na nova R nineT /5 em relação à tecnologia voltada para a segurança. O modelo é equipado, de série, com sistema de freios com ABS – que tem disco duplo (de 320 mm) com pinça de dois pistões da Brembo, na dianteira, e disco simples (265 mm) com pinça também de dois pistões, na traseira -, além do controle de estabilidade (ASC). Outras modernidades permitidas na nova versão são manoplas aquecidas e as luzes de LED na lanterna traseira.

BMW R nineT /5 [Divulgação]

A lista de opcionais inclui banco “Confort”, silenciador esportivo HP, amortecedor de direção, bagageiros laterais e superior, luzes de direção (piscas) de LED, conta-giros e parabrisa (fly screen) com base de alumínio

Sair da versão mobile