Jaguar I-Pace, primeiro elétrico da marca, tem data de estreia no Brasil

SUV tem potência de 400 cv e chega às lojas do país no final do mês. Modelo pode rodar até 470 km sem recarregar a bateria, com emissão zero de poluentes




Jaguar I-Pace, primeiro elétrico da marca, tem data de estreia no Brasil [Divulgação]

O Jaguar I-Pace, primeiro modelo com tração 100% elétrica da marca britânica, está chegando às concessionárias brasileiras, pouco mais de um ano após sua apresentação mundial.

Considerado o maior lançamento da história recente da fábrica de esportivos de luxo, o I-Pace é movido por dois motores elétricos – com potência total equivalente a 400 cv -, e bateria de 90 kW, que lhe permite rodar até 470 quilômetros a cada recarga. O torque instantâneo de 69,6 kgfm é suficiente para garantir ao modelo de 2.208 kg a aceleração de um superesportivo, indo de zero a 100 km/h em apenas 4,8 segundos, e à velocidade máxima de 200 km/h.

Jaguar I-Pace [Divulgação]

Produzido na fábrica de última geração da Jaguar Land Rover em Graz, na Áustria, o I-Pace estará disponível no mercado nacional a partir de 27 de maio, em versão única de acabamento, com preço inicial de R$ 437.000.

As primeiras unidades a desembarcarem aqui, no entanto, virão com um pacote de opcionais que inclui teto panorâmico fixo, rodas com aro de 20 polegadas e smartphone pack (que conecta a central multimídia do veículo à internet por meio do celular), por R$ 449.190.

Jaguar I-Pace [Divulgação]

A combinação de tração nas quatro rodas, potência excepcional e o torque instantâneo – característica própria de veículos 100% elétricos – assegura que esse modelo com zero emissão de poluentes tenha o comportamento esportivo em todas as situações.

Jaguar I-Pace [Divulgação]

Seus motores elétricos idênticos de ímãs permanentes são montados um em cada eixo. Conectados ao sistema de transmissão de velocidade única e ao diferencial, eles trabalham para distribuir a força instantânea nas quatro rodas.

Segundo a Jaguar, isso permite que o SUV balanceie continuamente a tração entre os eixos, de acordo com as condições da estrada (ou da falta dela).

Jaguar I-Pace [Divulgação]

Ambos são alimentados por uma bateria íon de lítio, composta por 432 células e com capacidade para 90 kWh. Por meio do carregador de 100 kW, a recarga pode alcançar até 80% do total em 40 minutos, enquanto o dispositivo padrão, de 7kW, alcança o mesmo nível de carga em 10 horas – situação ideal no período noturno. O programa Electric Mobility, oferecido pela marca, dispõe de uma gama de carregadores para o I-Pace, com opções de uso em larga escala – como vias públicas, condomínios e empresas – ou doméstico.

A posição mais baixa possível da bateria entre os eixos resulta na distribuição ideal de 50% do peso para cada par de rodas, além do centro de gravidade 130 mm mais baixo que o do F-Pace – o que contribui para reduzir a inclinação da carroceria nas curvas.

Jaguar I-Pace [Divulgação]

O conjunto de freios convencional foi substituído pelo sistema elétrico que combina a frenagem mecânica tradicional com a regenerativa. O motorista pode selecionar níveis altos ou baixos de frenagem regenerativa, a qual gera eletricidade a partir da ação de roletes instalados nas pinças, e que são momentaneamente acionados em contato com os discos de freio. Dessa forma, no modo regenerativo elevado, é possível experimentar a condução intuitiva com um só pedal, pois a velocidade do modelo diminui conforme o acelerador é aliviado, o que reduz a necessidade de acionar de freio.

Fora isso, o sistema de Frenagem Autônoma de Emergência, que atua em situações de distração do motorista em baixa velocidade, detecta a presença de pedestres e ciclistas à frente do veículo.

Jaguar I-Pace [Divulgação]

O design do I-Pace é inteiramente inspirado no superesportivo C-X75, com linhas bastante agressivas e rodas de aro 20. O resultado é um veículo que exibe as proporções imponentes dos utilitários-esportivos, mas com a silhueta marcante dos cupês. Como opcional, o modelo traz teto de vidro panorâmico, o que amplia a luminosidade e a sensação de espaço da cabine.

A combinação do capô baixo, teto de alta fluidez aerodinâmica e traseira truncada garantem ao I-Pace o coeficiente de arrasto de apenas 0,29 – o que se reflete nas reduções do consumo de energia pelo motor e do ruído interno.

Jaguar I-Pace [Divulgação]

Da mesma forma que no F-Type e no Range Rover Velar, as maçanetas do I-Pace são embutidas na carroceria, o que agrega ao SUV superfícies laterais mais limpas e aerodinâmicas.

Quando equipado com a suspensão pneumática (opcional), o I-Pace pode ser rebaixado em 10 mm ao atingir velocidades acima de 105 km/h, ajudando na diminuição do arrasto.

Jaguar I-Pace [Divulgação]

A assinatura dos faróis full LED do modelo em duplo “J” são absolutamente marcantes e corroboram seu design agressivo. 

Ao mesmo tempo, agrade dianteira passa a assumir um importante papel aerodinâmico no modelo, ao canalizar o fluxo de ar para as linhas do capô e para a parte inferior do para-brisas. Isso não apenas reduz o arrasto, como, também, ajuda no resfriamento da bateria, beneficiando a autonomia.    

Jaguar I-Pace [Divulgação]

O ambiente interno do I-Pace é amplo e tecnológico. O acabamento premium inclui elementos em laca preta (black piano) e alumínio.

Os ocupantes de trás dispõem de um generoso espaço para as pernas com 890 mm, além de vários porta-objetos. Um deles, localizado no console central, tem capacidade de 10,5 litros e útil para acomodar telefones, chaves ou outros objetos pequenos. Outro, sob o banco traseiro, ideal para o armazenamento de laptops ou tablets. O porta-malas tem capacidade para até 656 litros, que pode chegar até 1.453 l com os bancos rebaixados.

Jaguar I-Pace [Divulgação]

O I-Pace estreia o sistema de entretenimento Touch Pro Duo, totalmente intuitivo, formado por duas telas sensíveis ao toque, dispostas no console central. Todas as funções do veículo como controle de temperatura, sistema de som, modo de condução, entre outras são controladas por apenas dois seletores giratórios, de forma a minimizar o volume de informações no painel e a distração do motorista.  

O quadro de instrumentos (cluster) é 100% digital, formado por uma tela de alta resolução em TFT de 12”, que traz as informações mais importantes do veículo. Tais informações também podem ser projetadas no para-brisa, por meio do sistema opcional head-up display.

O sistema de entretenimento In Control Touch Pro Duo, compatível com as plataformas Apple Car Play e Android Auto, permite aos usuários espelhar aplicativos de música e de navegação de seus smartphones na tela do painel do I-Pace.

Jaguar I-Pace [Divulgação]

O I-Pace também conta com a tecnologia Smart Settings, que registra o estilo de condução do motorista e adapta o veículo às necessidades de cada um. 

Dessa forma, por meio da conexão Bluetooth, todas as preferências de temperatura, posição do banco e modo de condução podem ser previamente configuradas e já estarem prontas antes mesmo de se entrar no veículo.

Jaguar I-Pace [Divulgação]

Mais do que um veículo limpo, com tecnologia avançada e de alto desempenho, o I-Pace também é um dos mais seguros na atualidade. O modelo alcançou a classificação máxima (cinco estrelas) nos testes da Euro NCAP, o programa europeu de segurança automotiva.

Segundo a Jaguar, tal resultado se deve a vários fatores como, por exemplo, a estrutura da carroceria de alumínio, que emprega peças forjadas e as primeiras aplicações da marca de tratamento térmico pós-moldagem. Além de leveza, o processo aumenta a resistência das ligas de alumínio usadas em áreas críticas relacionadas a acidentes. Fora isso, o capô é destacável e a bateria é integrada ao chassi por um meio de um quadro estrutural de alumínio, que protege o componente contra impactos.

Jaguar I-Pace [Divulgação]

A Jaguar também desenvolveu um sistema único de Alerta Audível de Veículos (AVAS) para seu primeiro modelo elétrico, o qual avisa os pedestres quando o veículo está se aproximando. O som pode ser ouvido a velocidades de até 20 km/h e excede o mínimo de 56dB (A) exigido pela legislação de alguns países. O sistema foi testado em conjunto com a Guide Dogs for the Blind, principal ONG do Reino Unido para pessoas afetadas por perda de visão.

As tecnologias de segurança também incluem sistemas de assistência ao condutor como o Controle de Velocidade Cruzeiro Adaptativo (Adaptive Cruise Control), que é um piloto automático programável de acordo com a distância do veículo à frente, e os assistentes de ponto cego (Blind Spot Assist) e de auxílio de estacionamento com monitoramento em 360º por meio de câmeras (360º Parking Aid).

Jaguar I-Pace [Divulgação]

A Jaguar oferece garantia total de cinco anos para o I-Pace; a bateria conta com cobertura de oito anos ou 160 mil quilômetros – o que ocorrer primeiro. Ao final do período, a Jaguar garante que ela mantém a capacidade mínima de 70% de recarga.

Além disso, os clientes do I-Pace terão cinco anos de atendimento por meio do Jaguar Assistance, que presta socorro em caso de pane do modelo ou falta de carga de bateria, com abrangência em 100% do território nacional, sem custos extras.  

Os planos de financiamento para aquisição do I-Pace oferecidos pela Jaguar incluem taxa especial para o veículo elétrico, entrada mínima de 20% do valor total e o saldo parcelado em até 48 prestações.




Sobre Universo Motor 1008 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo