Husqvarna FC 450 Rockstar: a campeã chega ao Brasil

Modelo que celebra o título da marca sueca no supercross é destaque na linha 2019 que chega ao país. Outras cinco novidades são voltadas ao enduro e ao supermotard




Husqvarna FC 450 Rockstar estreia no Brasil [Divulgação]

A Husqvarna Motorcycles Brasil acaba de anunciar a chegada de seis modelos 2019 ao mercado nacional, todos voltados à prática do off road e de competições.

O lançamento de maior destaque é a inédita FC 450 Rockstar, que faz parte da edição especial em comemoração ao primeiro título da Husqvarna no AMA Supercross Championship, nos Estados Unidos,conquistado no ano passado, pelo piloto local Jason Anderson, na classe principal 450SX.

Husqvarna FC 450 Rockstar Edition [Divulgação]

A bem-sucedida colaboração entre a equipe Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing e os engenheiros da Husqvarna Motorcycles deu origem à série especial FC 450 Rockstar Edition. Entre os itens exclusivo trazidos da moto campeã para a série especial estão os componentes especiais do motor monocilíndrico de quatro tempos e 449, 9 cm³.

Entre eles, o cabeçote com comando simples (SOHC) mais leve e compacto, bem como o kit de cilindro, biela e pistão, que oferecem maior taxa de compressão e menor atrito. Também é nova a ponteira do escapamento, mais curta e leve, feita de titânio e fibra de carbono. A transmissão tem câmbio de 5 velocidades e embreagem multidisco banhada em óleo, com acionamento hidráulico.

Husqvarna FC 450 Rockstar Edition [Divulgação]

Na parte ciclística, o quadro tubular de aço ultraleve é dimensionado para maior resistência a torções, que conta com o exclusivo subchassi traseiro de fibra de carbono, com peso de apenas 998 gramas.

Também feitos só para a Rockstar, o assento com elevação de 950 mm e o guidão Pro Taper oferecem maior ergonomia e conforto.

Husqvarna FC 450 Rockstar Edition [Divulgação]

A suspensão dianteira usa o garfo WP XACT, de 48 mm de diâmetro e curso de 310 mm, com amortecimento por meio câmaras pressurizadas de ar comprimido e de óleo, e 30 clicks de ajustes. Na traseira, o braço oscilante com amortecedor único tem curso de 300 mm. A Husqvarna FC 450 Rockstar Edition oferece vão livre do solo de 370 mm, capacidade do tanque de combustível para 7 litros (aproximadamente) e peso total de 101 kg (a seco).

O conjunto de freios Brembo usa discos simples na dianteira e na traseira, com diâmetros de 260 mm e de 220 mm, na ordem. As rodas de 36 raios têm aros e cubos de alumínio anodizado.

Husqvarna FC450 Rockstar Edition [Divulgação]

Para completar, a Rockstar é equipada sistema de gerenciamento eletrônico do motor que trabalha com dois mapas, um para o controle de largada e outro para o de tração, o qual reduz momentaneamente a potência do motor caso preceba a perda de aderência da roda traseira.

O corpo da injeção de combustível com diâmetro de 44 mm traz o injetor de combustível posicionado para proporcionar um fluxo mais eficiente para a câmara de combustão e o cabo do acelerador é montado sem conexões, para oferecer respostas mais rápidas do motor. O sistema de partida elétrico inclui uma bateria especial, de de íons-lítio, que é cerca de 1 kg mais leve do que as convencionais.

As demais novidades são as versões 2019 de modelos que já faziam parte do catálogo no Brasil. Na categoria enduro, são a TX 300, com motor dois tempos, e a FX 350, de quatro tempos, que mudaram praticamente 90%, incluindo o novo quadro -, além da TE 250i e TE 300i, ambas de dois tempos. Entre as supermotard, a novidade é a Supermoto FS 450 2019, de quatro tempos.

O lançamento aconteceu na concessionária Power Husky, localizada no bairro de Moema, em São Paulo. Na ocasião, também foram apresentados os cinco pilotos apoiados pela autorizada que disputam o Campeonato Brasileiro de Enduro FIM. São eles Nielsen Bueno, categoria E35, com a FC 450; Gustavo Pellin, na E3 e Enduro GP, com uma FE 501; Diego Colett, na E2, com uma FE 450; Cassiano Tebaldi, na E40, com uma FX 350; e Maurcio Fernandes, na E45, com a TE 300i.

Fundada em 1689, na Suécia, como uma fábrica de rifles, a Husvarna diversificou ao longo do tempo sua manufatura para máquinas de costura, fogões a lenha, moedores de carne e bicicletas. Em 1.903, a marca deu início à produção de motocicletas, que proporcionou também sua inserção no segmento de motosserras, em meados do século passado.




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo