Fiat Argo Trekking revela o lado aventureiro do hatch

Configuração mateira do compacto chega trazendo diferenciais no design, altura superior e suspensão adaptada aos pneus de uso misto, entre outros itens off road




Fiat Argo Trekking revela o lado aventureiro do hatch [Divulgação]

Mirando no público jovem com espírito de aventura, que busca, mais do que estilo, um carro capaz de ir além do asfalto – só que na faixa de preços abaixo dos SUVs urbanos -, a Fiat acaba de trazer ao mundo o Argo Trekking, configuração mateira que faltava ao hatch.

A nova opção esportiva apresenta diferenciais de acabamento interno e externo, motor Firefly 1.3 de 109 cv e, segundo a marca, melhor desempenho e conforto em piso de terra. Disponível nas concessionárias no final deste mês – nas cores Branco Banchisa ou Alaska, Vermelho Montecarlo e Cinza Silverstone -, o Argo Trekking tem preço sugerido de R$ 58.990.

Fiat Argo Trekking [Divulgação]

O Argo Trekking adiciona equipamentos de série que conferem a personalidade aventureira e esportiva ao seu design, tanto por fora quando por dentro. Por exemplo, é a única opção desse nicho com teto bicolor, combinado com as barras decorativas pintadas em preto, a mesma cor dos retrovisores e aerofólio. Os logotipos “Trekking”, vistos logo acima do centro do para-brisa, nas laterais inferiores e na traseira do carro, reúnem, de acordo com a fabricante, os significados de transcender, explorar e criar – tudo aquilo que a nova versão busca oferecer aos seus ocupantes, dentro ou fora das cidades.

A versão tem ainda um adesivo preto no capô, faróis com luzes de rodagem diurna em LED, nova moldura da caixa de rodas e do para-choque traseiro na parte inferior, logomarca da Fiat com acabamento exclusivo em cromo escurecido na traseira, ponteira de escapamento trapezoidal com cor exclusiva, além de rodas de aço de 15 polegadas com calotas escurecidas.

Fiat Argo Trekking [Divulgação]

A Fiat aplicou algumas mudanças no Argo Trekking a fim de que o carro ofereça desempenho e conforto diferenciados na hora de viajar por estradas irregulares. Entre as principais estão a suspensão elevada e o maior vão livre da categoria, com 210 mm, o que leva o Argo Trekking a ser 40 mm mais alto em relação à configuração Drive 1.3.

O novo esportivo traz ainda outros recursos desenvolvidos para garantir sua característica aventureira, focados na estabilidade, conforto ao rodar e comportamento dinâmico. Segundo a fabricante, foram retrabalhados os ajustes de molas, amortecedores e da direção elétrica, para se adequarem ao uso dos novos pneus para uso misto 205/60R15 91H S-ATR WL, exclusivos do Trekking. Dessa forma, mesmo com perfil mais alto dos pneus, é possível extrair o máximo de desempenho do veículo e lhe agregar maior conforto e robustez.

Completando suas aptidões leves para o fora da estrada, a Fiat destaca que o Argo Trekking apresenta a melhor absorção de impactos e mais segurança em terrenos com baixa aderência, como estradas de terra.

Fiat Argo Trekking [Divulgação]

O motor Firefly 1.3, de quatro cilindros em linha, com 1.332 cm³, 8 válvulas, rende a potência máxima de 109 cv (a 6.250 rpm) e torque de 14,2 kgfm (a 3.500 rpm), ambos com etanol. A transmissão é manual, de 5 marchas.

Conforme os dados de fábrica, o Argo Trekking vai de zero a 100 km/h em 10,8 s e atinge a velocidade máxima de 173 km/h. As médias de consumo no ciclo urbano são de 12,1 km/l (gasolina) e de 8,5 km/l (etanol), enquanto no ciclo estrada elas registram 13,5 e 9,6 km/l, respectivamente.

Fiat Argo Trekking [Divulgação]

O acabamento interno do Argo Trekking apresenta revestimento dos bancos em tecido escuro, contrastado pela costura na cor laranja, áreas centrais dos encostos e assentos com textura quadriculada e o logotipo Trekking bordado.  

O volante traz o logotipo Fiat escurecido, assim como a peça central do painel e a moldura do console central. Outro contraste é dado pelas saídas de ar cromadas.

Fiat Argo Trekking [Divulgação]

A nova versão traz de série também o sistema multimídia Uconnect – que inclui a tela de 7” sensível ao toque e conexão a smartphones via Apple CarPlay e Android Auto -, retrovisores e vidros totalmente elétricos, além de faróis de neblina.

Como opcionais, são oferecidas as rodas de liga leve com aro de 15”, pintadas em cor exclusiva, e a câmera de ré.

Fiat Argo Trekking [Divulgação]

Fora isso, a Mopar, divisão de acessórios originais do Grupo FCA, que inclui as marcas Fiat Chrysler e Dodge, oferece dois produtos específicos para o Argo Trekking: as barras transversais de teto e o suporte para bicicleta – ambos para serem apoiados nas barras longitudinais, que já vêm de série na configuração aventureira do hatch.




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo