Aéreas aumentam rigor para liberar bagagens de mão no país

Ação começa este mês para voos domésticos nos principais aeroportos brasileiros e tem objetivo de agilizar embarques. Malas fora do padrão deverão ser despachadas




Aéreas aumentam rigor para despacho de bagagens de mão no país [Reprdução]

Os aeroportos mais movimentados do Brasil passam a implementar a partir deste mês maior rigor na fiscalização das bagagens de mão em voos domésticos. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), o objetivo da ação é agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque, evitando atrasos e trazendo maior conforto para todos os passageiros.

Desde o dia 10 de abril, a entidade que representa as companhias aéreas vem promovendo uma campanha de orientação aos passageiros em voos dentro do território nacional sobre a utilização da bagagem de mão, de acordo com as normas em vigor (definidas pela Resolução 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil).

As medidas da bagagem de mão – 55 cm de altura x 35 cm de largura x 25 cm de profundidade, com peso máximo de 10 kg – seguem recomendações da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), para melhor acomodação, conforto e segurança. Antes do embarque, a bagagem de mão passará por um gabarito para conferência de suas dimensões. Caso seja recusada, o passageiro terá de se deslocar até o balcão de check-in (mesmo que tenha feito o procedimento pela internet) para despachá-la, o que pode causar atraso e até a perda do horário do voo.

No total, 15 aeroportos brasileiros participam desta iniciativa. Na fase de implementação, os aeroportos participantes foram divididos quatro grupos, com início entre os dias 10 de abril e 8 de maio. Segundo a Abear, em cada aeroporto haverá um período de duas semanas em que a iniciativa terá caráter estritamente educativo, com os passageiros sendo informados sobre as medidas das bagagens de mão. Depois disso, as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos check-ins das companhias aéreas, estando sujeitas a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem.

Confira o calendário e os aeroportos que passam a adotar a nova fiscalização:

10 de abril:

  • Aeroporto Juscelino Kubitschek (Brasília)
  • Aeroporto Afonso Pena (Curitiba)
  • Aeroporto Viracopos (Campinas/SP)
  • Aeroporto Aluízio Alves (Natal)

Período de orientação ao passageiro: até 24/abril
Início da triagem: 25/abril

17 de abril: 

  • Aeroporto de Confins (Belo Horizonte)
  • Aeroporto Pinto Martins (Fortaleza)
  • Aeroporto Guararapes – Gilberto Freyre (Recife)
    Aeroporto Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém)

Período de orientação ao passageiro: até 1º/maio
Início da triagem: 2/maio

24 de abril: 

  • Aeroporto Santa Genoveva (Goiânia)
  • Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre)
  • Aeroporto de Congonhas (São Paulo)
  • Aeroporto RIOGaleão – Tom Jobim (Rio de Janeiro),
  • Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro)

Período de orientação ao passageiro: até 12/maio
Início da triagem: 13/maio

8 de maio: 

  • Aeroporto Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA) e
  • Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos/SP)

Período de orientação ao passageiro: até 22/maio
Início da triagem: 23/maio

A representante das empresas aéreas ressalta que as companhias disponibilizam tarifas que incluem gratuitamente o despacho de bagagem. Assim, os clientes podem verificar, antes da viagem, se o tipo de tarifa inclui a bagagem despachada, que pode ser adquirida com desconto pelos canais digitais das companhias aéreas. Os preços partem de R$ 59.

Mais informações sobre franquia de bagagem, dimensões de malas de mão nos sites das companhias aéreas nacionais Avianca, Azul, Gol e Latam.




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo