Ícone do site UNIVERSO MOTOR

KTM 200 Duke 2019: nacked de entrada no país ganha freios com ABS

KTM 200 Duke 2019: nacked de entrada no país ganha freios com ABS [Destaque]

A Dafra Motos, importador da marca austríaca KTM no Brasil, dá continuidade às estratégias de lançamentos e apresenta sua nova opção de entrada, a KTM 200 Duke ABS 2019, que agora inclui como equipamento de série o sistema antibloqueio de frenagem.

Substituta da KTM 200 Duke, o modelo passa a atender, enfim, a legislação brasileira que obriga a inclusão do sistema ABS (que evita bloqueio das rodas nas frenagens), ou do CBS (que combina a pressão no freio dianteiro entre as duas rodas) em todas as motocicletas novas vendidas no mercado nacional a partir deste ano. Em vigor desde 2016, a lei estabeleceu para as marcas que atuam no país uma escala progressiva de adequação dos seus catálogos, a qual termina agora.

KTM 200 Duke ABS 2019 [Divulgação]

O sistema ABS incluído na nova Duke 200 funciona por meio de canal simples, com atuação no freio traseiro, o qual reduz o espaço necessário para a frenagem total ao evitar que a roda trave e provoque a perda de aderência do pneu sobre o piso.

KTM 200 Duke ABS 2019 [Divulgação]

No mais, a KTM mantém exatamente as mesmas características da versão anterior, tanto em relação ao design nacked (pelado) quanto nas especificações. Compacta, tem dimensões de 2.050/730/1.274 mm (C/L/A), entre-eixos com 1.367 mm e vão livre de 165 mm. O assento em dois níveis tem altura de 810 mm em relação ao solo para o piloto e apoios para mãos na garupa. O peso total é de 148 kg (a seco) e a capacidade do tanque de combustível é de 10,2 litros.

O modelo conta com chassi de aço em treliça e braço oscilante de alumínio no eixo traseiro, que tem amortecimento simples (mono shock) com pré-carga ajustável. As rodas de alumínio são montadas com pneus 110/70-17, na frente, e 150/60-17, atrás.

Segundo a fabricante, a KTM 200 apresenta itens comuns entre os modelos acima de 600 cm³, como as pinças com montagem radial dos discos de freios simples nas duas rodas, bem como a suspensão dianteira invertida, com tubos de 43 mm de diâmetro.

KTM 200 Duke ABS 2019 [Divulgação]

Impulsionando a KTM 200 está o motor monocilíndrico, de 199,5 cm³, com quatro válvulas e duplo comando no cabeçote (DOHC), refrigerado a líquido, que gera a potência de 25,1 cv a 10.000 rpm e torque máximo de 1,95 kgfm a 8.000 rpm. O câmbio de 6 velocidades tem transmissão final por corrente.

Segundo a fabricante, a 200 Duke apresenta média de consumo de 35 km/l (no combinado urbano e rodoviário) e é a moto mais veloz do segmento, com máxima de 135 km/h.

KTM 200 Duke ABS 2019 [Divulgação]

O grupo ótico dianteiro, com o característico design vertical da KTM, mantém o obsoleto farol com lâmpada halógena (cadê os LEDs?), enquanto a lanterna traseira já conta com a iluminação eletrônica.

O painel totalmente digital inclui velocímetro, conta-giros, odômetro, indicador do nível de combustível com luz de alerta, média de consumo, autonomia e relógio. O acionamento do motor é feito unicamente por partida elétrica.

KTM 200 Duke ABS 2019 [Divulgação]

Montada na planta da Dafra, em Manaus, a KTM 200 Duke ABS 2019 é oferecida nas cores preta ou branca, com grafismos e rodas em laranja, e preço público sugerido de R$ 17.900.

A KTM oferece garantia de um ano e atualmente conta com 12 concessionárias no país, localizadas por meio do site da marca.

Sair da versão mobile