Royal Enfield Himalayan desembarca no Brasil

Nascida nas montanhas, trail chega com planos de ampliar os segmentos de média cilindrada e de aventura no país. Um bom começo é o preço competitivo de R$ 18.990




Royal Enfield Himalayan desembarca no Brasil [Divulgação]

Após uma longa viagem desde as altivas e desafiadoras cadeias de montanhas do leste da Ásia, a trail Himalayan, finalmente, toca o território brasileiro. Voltada para o turismo de aventura, é o modelo da centenária marca britânica Royal Enfield – hoje subsidiária do grupo indiano Eicher Motors Ltd. – com mais características off-road, o que a torna apta para encarar tanto o trânsito das grandes cidades quanto trilhas extremas.

Equipada com motor refrigerado a ar, de 411 cm³ e 24,8 cv, e freios a discos, a Himalayan será oferecida com duas opções de cores com acabamento fosco – preto Granite e branco Snow –, com preço de R$ 18.990 (sem frete). Segundo a fabricante, ela será a opção mais acessível do segmento no mercado nacional, ampliando as possibilidades da prática do turismo de aventura no Brasil.

Royal Enfield Himalayan [Divulgação]

Produzida na planta de Chennai, na Índia, a Himalayan já está presente em outros países e é um dos modelos mais vendidos da Royal Enfield, em mercados como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, além de muitos outros no continente europeu.

Segundo a marca, o modelo resulta dos 60 anos de experiência da Royal Enfield em alguns dos terrenos montanhosos mais desafiadores do mundo – o Himalaia.

Royal Enfield Himalayan [Divulgação]

Projetada sob medida e a partir do zero, a Himalayan é uma motocicleta simples, com design único e capaz de ir a qualquer lugar, resume a fabricante. O elegante tanque de combustível, com capacidade para 15 litros, oferece autonomia de 450 quilômetros, aproximadamente.

O modelo inclui para-brisa, proteções laterais para o tanque de combustível e motor, além de bagageiro com alças de apoio para garupa. Os pontos de fixação de malas rígidas, alforjes e galões de combustível fazem parte do design da motocicleta, sem necessidade de alterações.

Royal Enfield Himalayan [Divulgação]

O belo painel de instrumentos é completo, de fácil leitura e combina o visual clássico com o contemporâneo. Seguindo o estilo mais tradicional, os mostradores do velocímetro, conta-giros e nível do tanque são analógicos.

A modernidade vem das duas telas digitais. A principal, inserida no velocímetro, exibe os dados como temperatura ambiente, tempo de viagem, intervalos de manutenção e odômetros total e parcial, entre outros; a outra, secundária, ao lado do marcador de combustível, mostra as informações do sistema de navegação.

Royal Enfield Himalayan [Divulgação]

Feita para todas as estradas e para onde elas não existem, a Himalayan tem chassi tubular de aço, com berço duplo desmontável. A suspensão dianteira usa garfo telescópico de 41 mm de diâmetro, com 200 mm de curso; na traseira, o sistema usa balança articulada e monoamortecida com link, com 180 mm de curso.

A trail média ainda vem equipada com pneus mistos (on/off-road), com medidas de 90/90-21, na dianteira, e 120/90-17, na traseira. O conjunto de frenagem utiliza disco de 300 mm de diâmetro e pinça flutuante com dois pistões, na frente, e disco de 240 mm, com pistão simples, atrás. O sistema ABS de duplo canal atua em ambas.

Royal Enfield Himalayan [Divulgação]

O arranjo de ergonomia da Himalayan entre pedaleiras, guidão e altura do assento do piloto (800 mm) proporciona a postura ereta para condução. O banco em dois níveis tem área confortável para o piloto, mas um tanto reduzida para o(a) garupa, o que pode comprometer sua comodidade, especialmente em longos percursos.

Com distância livre do solo de 220 mm, a Himalayan supera obstáculos típicos de off-road, como leitos de rios rochosos ou cruzamentos de riachos. Ao mesmo tempo, segundo a marca, seu baixo centro de gravidade assegura controle total durante a pilotagem. O modelo tem peso total, a seco, de 185 kg.

A trail da Royal Enfield é impulsionada pelo motor LS 410, refrigerado a ar, desenvolvido especialmente para ela. Estreando uma evolução de comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC), o engenho rende a potência de 24,8 kgfm a 6.500 rpm, e o torque máximo de 3,26 kgfm entre 4.000 e 4.500 rpm.

Graças ao design moderno e aos materiais utilizados no seu motor, afirma a fabricante, a Himalayan pode rodar até 10 mil quilômetros entre as trocas do óleo lubrificante, que conta com radiador a ar.

A transmissão de cinco marchas tem embreagem multidiscos banhada a óleo, lubrificação por cárter úmido e relação final por corrente.

Royal Enfield Himalayan [Divulgação]

A Royal Enfield aproveitou o lançamento da Himalayan para anunciar também o plano de expansão da sua rede em todo o país até o final deste ano, com a abertura de concessionárias e oficinas autorizadas em outras regiões. Atualmente, a marca conta com apenas um ponto de venda e outro de assistência técnica, ambos em São Paulo.

Conheça as origens da Royal Enfield Himalayan neste minidocumentário:




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Jornalista e editor de conteúdo