JAC iEV 40 é 100% elétrico e chega em junho, por R$ 139.990

Variante do T 40 é recarregável na tomada, tem autonomia para 300 km e vai de zero a 100 km/h em 11 segundos. Modelo vem bem equipado e já está disponível para pré-venda

JAC iEV 40 é 100% elétrico e chega em junho, por R$ 139.990 [Divulgação]

A JAC Motors está disponibilizando no mercado brasileiro o utilitário-esportivo iEV 40, seu primeiro modelo com propulsão 100% elétrica no país. Silencioso e com emissão zero de poluentes, esta versão eletrificada do SUV compacto T 40 (à venda no Brasil) tem autonomia de 300 km e pode ser recarregado numa tomada comum de 220 volts. Outras vantagens, destaca a JAC, é o desconto no valor do IPVA e a liberação do rodízio municipal de veículos em cidades como São Paulo.

Trazido da China, onde é comercializado com o nome de iEV 7S, o modelo terá seu lançamento oficial no Brasil ainda neste primeiro semestre, mas já está disponível para pré-venda a partir de hoje, em toda a rede de concessionários, com preço anunciado de R$ 139.990. As primeiras unidades são previstas para chegar às mãos dos compradores até junho.

JAC iEV 40 [Divulgação]
O JAC iEV 40 tem exatamente as mesmas dimensões do T 40, com 4.135 mm de comprimento, 1.750 mm de largura, 1.560 mm de largura e 2.490 mm de entre-eixos.

A aparência externa, no entanto, difere instantaneamente a versão elétrica das demais por conta grade frontal praticamente fechada e, especialmente, pelos detalhes na cor azul aplicados nos contornos da própria grade e dos faróis auxiliares, capas dos retrovisores, soleiras e spoiler traseiro.

JAC iEV 7S [Divulgação l JAC China]
O sistema de propulsão do iEV 40 utiliza um motor elétrico instalado na dianteira, que gera 85 kW de potência, ou 115 cv, e torque de 27,5 kgfm, disponíveis imediatamente. Assim como o T 40, o sistema de transmissão tem tração dianteira. Assim, de acordo com a fabricante, o iEV 40 acelera de zero a 100 km/h em 11 segundos e pode chegar aos 130 km/h.

A alimentação é feita pela bateria de íon-lítio produzida pela Samsung, arrefecida a líquido, com capacidade para acumular 40 kW de carga, o que confere ao veículo a autonomia de 300 quilômetros, de acordo com o ciclo europeu (NEDC).

Principal responsável pela diferença de 305 kg peso entre o iEV 40 (1.460 kg) e o T 40 (1.115 kg), a bateria é moldada como uma cobertura do assoalho do veículo, solução determinante para rebaixar o centro de gravidade da carroceria e não comprometer a estabilidade nas curvas.

JAC iEV 7S [Divulgação l JAC China]
A recarga da bateria é feira por sistema plug-in, ou seja, basta conectar o veículo a uma tomada elétrica de 220 volts e, no caso do iEV 40, aguardar 8 horas. Um equipamento vendido à parte oferece a opção de repor 80% da capacidade em apenas 1 hora. E, no uso diário, os freios regenerativos convertem a energia cinética capturada nas frenagens em eletricidade e a envia para a bateria, aumentando a autonomia instantânea do veículo.

Segundo a JAC, o consumo do iEV 40 equivale ao de um chuveiro elétrico de boa qualidade e, assim, “encher o tanque” custa entre R$ 14 e R$ 18. A marca também afirma que o seu modelo elétrico tem um custo seis vezes menor por km rodado, quando comparado com qualquer equivalente movido a combustão (gasolina ou etanol).

JAC iEV 40 [Divulgação]
Por conta de sua motorização elétrica o iEV 40 é equipado com alguns recursos de segurança adicionais, como o alerta sonoro para pedestres, que “anuncia” a aproximação do carro.

Outro é o i-pedal, que, ajustado pelo motorista, pode intensificar a ação do “freio-motor”; assim, quando no modo ECO, o motorista praticamente não usa mais o pedal de freio, bastando tirar o pé do acelerador para que o carro diminua instantaneamente a velocidade – o que, além da comodidade, estende a vida útil de pastilhas e discos.

JAC iEV &S [Divulgação l JAC China]
O modelo também conta com um aplicativo exclusivo que possibilita ao motorista a verificação do nível de carga da bateria, autonomia, situação de recarga durante o carregamento. O app também torna possível o controle elétrico dos vidros, a abertura das portas e o acionamento do ar-condicionado.

Há, ainda, a possibilidade de monitoramento do veículo por telemetria, mediante autorização do usuário, pelo qual a localização do veículo é acompanhada por uma central de atendimento, que evita o furto do veículo, além de também orientar o motorista em relação ao nível de carga da bateria.

JAC iEV 40 [Divulgação]
O pacote de equipamentos e acessórios do iEV 40 traz todos os itens de série oferecidos nesta faixa de preços, como sistema de distribuição de frenagem (EBD), monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), assistente de partida em rampa, ar-condicionado com função automática, rodas de liga de 16” e kit multimídia com tela de 8”, entre outros, além da câmera 360º.

O JAC iEV 40 contará de garantia total de 5 anos, inclusive para as baterias. Atualmente, a JAC Motors conta com 37 concessionárias no país, que podem ser localizadas em seu site.