Novo Volvo A30G: o “Bumblebee” dos pesos-pesados

Gigante pela própria natureza, articulado é voltado aos canteiros de obras e agora pode mover até 29 ton, além de incorporar vários recursos de auxílio ao operador




Novo Volvo A30G articulado: o “Bumblebee” dos pesos-pesados [Divulgação]

A Volvo Construction Equipment (CE) está apresentando o seu novo caminhão articulado A30G, um gigante amarelo de 23 toneladas que pode ser visto como a versão peso-pesado do Bumblebee – personagem da série Transformers, sucesso nas telas do cinema protagonizada por automóveis que, em segundos, assumem as formas de robôs superpoderosos, os autobots.

 Mas, ao invés de saltos mirabolantes ou de lançar mísseis contra inimigos vindos do espaço,  a capacidade extraordinária do novo A30G é para transportar até 29 toneladas (uma a mais que o antecessor) em sua caçamba de 18m³, um superpoder com ambições mais pé no chão como trabalhos de infraestrutura, construção pesada, setor florestal, pedreiras e pequenas e médias minerações.

Volvo A30G 2019 [Divulgação]
Para se ter ideia das dimensões superlativas do A30G, o modelo mede 10,29 m de comprimento, 2,95 de largura e 3,36 m de altura até o teto da cabine; com a caçamba basculante totalmente levantada, a criatura escandinava atinge os 6,56 m – suficientes para encarar até os Tiranossauros, caso não estivessem extintos.

Impressiona também o tamanho das “patas” do A30G, que tem tração nas seis rodas (6×6) com aro de 25 polegadas. Nelas, se sobressaem ainda mais os imensos pneus 750/65 R25, com diâmetro total (ou altura, se preferir) de 1,62 m e banda de rodagem com 77,6 cm de largura; pesando 440 kg cada um, os “pneuzinhos” do A30G  somam 2,64 ton, ou 11,5% da massa corporal do caminhão.

Como compensação, o novo A30G inclui materiais mais leves em sua construção, o que resultou na redução da tara (peso do veículo sem a carga) e possibilitou o já citado ganho de uma tonelada em capacidade útil.

Volvo A30G 2019 [Divulgação]
A origem de toda a força do A30G vem do motor turbodiesel Volvo D11L, de seis cilindros em linha e 10,8 litros de cilindrada, com quatro válvulas por cilindro e comando no cabeçote. Equipado com unidade de controle eletrônico dos injetores de combustível, o propulsor recebeu a certificação Proconve MAR-I de controle de emissões.

Embora a potência 360 cv, a 2000 rpm, e o torque 199 kgfm, a 1.200 rpm, não sejam descomunais, o poder de remover montanhas do A30G é dado pelo conversor de torque com a função bloqueio (lock-up) e pela transmissão planetária Volvo PowerTronic, totalmente automática, com seis marchas para frente e duas à ré.

Volvo A30G 2019 [Divulgação]
O novo A30G também introduz a tecnologia Volvo Dynamic Drive, que muda as marchas de forma mais inteligente. Sensores captam dados como as características do trajeto adiante do caminhão (aclives e declives, por exemplo), carga na caçamba e nível de aderência em cada roda, entre outros, e os enviam para o gerenciamento eletrônico, que então decide qual marcha usar na partida e posteriormente.

Os novos articulados A30G chegam também com o Hill Assist (Assistente de Partida em Rampas), recurso que ajuda quando a máquina para em aclives acentuados. Ele é ativado pressionando-se o pedal do freio e mantém o caminhão em posição segura até que o motorista movimente o pé calmamente e volte a acionar o acelerador.

Volvo A30G 2019 [Divulgação]
Para mais suporte ao operador e aumentar a segurança, a máquina chega com o Dump Support System, um sistema de segurança durante o basculamento. Ele mensura as inclinações longitudinal e transversal, dando mais informações para o operador tomar melhores decisões durante o descarregamento.

Outra inovação é o Econômetro, um mecanismo eletrônico que mostra ao operador qual foi o consumo de combustível nos últimos dez ciclos de trabalho. Com isso, o operador monitora o próprio desempenho ao longo da jornada de trabalho, comparando as etapas e buscando melhorar sua eficiência.

Volvo A30G 2019 [Divulgação]
Além de tudo isso, o Volvo A30G oferece como opcional de fábrica o OBW (On Board Weighing), sistema de pesagem que registra as cargas transportadas. Esses dados são exibidos para o motorista na tela do painel do caminhão.

Ao mesmo tempo, por meio de luzes de diferentes cores instaladas do lado de fora da máquina, o operador da unidade de carregamento é informado, visualmente, quando o veículo atinge a carga máxima permitida ou se há sobrecarga. As informações podem ser transmitidas para análise dos gestores da frota, via Caretrack, o sistema de telemática da Volvo.

Volvo A30G 2019 [Reprodução]
Para elevar a efetividade de frenagem, os eixos do A30G passam a contar com freios encapsulados, ou seja, banhados em circuito fechado de óleo, iguais às versões maiores A35G e A40G.

Com isso, afirma a fabricante, aumentou ainda mais a capacidade de frenagem, que não é afetada mesmo em condições adversas como solos lamacentos ou inundados.

Volvo A30G 2019 [Divulgação]
O sistema de direção do articulado proporciona ao operador total domínio sobre a máquina, com elevada força de direção mesmo nos terrenos mais acidentados, independentemente das rotações do motor.

E, para maior visualização e segurança dos operadores, todos os corrimãos de acesso do A30G têm agora a cor laranja, destacando-os do amarelo e do cinza que caracterizam o caminhão.

Assista ao novo Volvo A30G articulado em ação:

Em cartaz nos cinemas, Bumblebee é o sexto episódio da série Transformers. A história se passa em 1.987, numa pequena cidade californiana, e conta a trajetória de um autobot foragido de seu planeta de origem, Cybertron.

Refugiado em um ferro-velho, na forma de um Fusca amarelo, enferrujado e sem uso, Bumblebee é encontrado pela jovem Charlie.

Bumblebee 2018 {Divulgação}

Ao reformá-lo, a garota tem a verdadeira personalidade do carro revelada pelo próprio ser extraterrestre, nascendo, então, uma grande amizade entre ambos. Caçados por uma agência governamental, eles descobrem que Bumblebee não é o único Transformer existente na Terra.




Sobre Universo Motor 1014 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário