Mitsubishi L200 Triton Sport R: nascida para o rali

Feita a partir da picape de série, versão de pista traz todos os itens de segurança para competição, além de suspensão reforçada e maior potência no motor, com 225 cv




Mitsubishi L200 Triton Sport R: nascida para o rali [MMB]

A Mitsubishi Motors do Brasil apresenta a L200 Triton Sport R, sua mais nova máquina para encarar a rotina casca grossa dos ralis. Derivada da picape de série vendida nas concessionárias, a L200 Triton Sport R foi desenvolvida por engenheiros brasileiros da marca em parceria com a Spinelli Racing, preparadora de veículos de competição comandada pelo piloto Guilherme Spinelli, vencedor de várias edições do Rally dos Sertões.

A Triton Sport R foi criada para a categoria de veículos de Produção (T2 FIA), que é extremamente rigorosa quanto às modificações que podem ser efetuadas nos veículos, com o objetivo de manter originais as características gerais do carro e a igualdade de condições para os competidores. Dessa forma, o motor, a transmissão, o chassi e a carroceria devem permanecer com as mesmas características do modelo de série.

Mitsubishi L200 Triton Sport R 2018 [MMB]
Parte das modificações se refere à instalação de equipamentos de segurança que as provas de rali exigem como gaiola interna de proteção anticapotamento, bancos do tipo concha, cintos de segurança de cinco pontas e sistema de extintor de incêndio. A Triton Sport R também recebe um painel de aquisição de dados Pro Tune, que reúne todas as informações do desempenho do carro.

Para oferecer maior conforto e capacidade de resistência ao piloto e navegador, a L200 Triton Sport R manteve o sistema de ar-condicionado também original do modelo de produção, sem comprometer o desempenho do motor.

Mitsubishi L200 Triton Sport R 2018 [MMB]
Em relação ao desempenho, o trabalho da preparadora compreendeu a redistribuição de peso da carroceria e ao reforço do conjunto de suspensões, com a adoção de dois amortecedores coil-over por roda, em substituição aos originais, e de molas especiais para competição (Racing), mantendo a configuração helicoidal, na dianteira, e semielíptica, na traseira.

O motor da Triton Sport R é o 2.4 turbodiesel, inteiramente de alumínio, com quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando variável no cabeçote (MIVEC) e injeção direta eletrônica common-rail, que originalmente rende a potência máxima de 190 cv, a 3.500, e o torque de 43,9 kgf.m a 2.500 rpm. Porém, com o retrabalho feito pela Spinelli e permitido pelo regulamento, a usina que equipa a Sport R passa a despejar 225 cv, a 3.750 rpm, e 51,2 kgf.m a 2.350 rpm, respectivamente. A transmissão manual tem seis velocidades e, claro, tração 4×4.

Mitsubishi L200 Triton Sport R 2018 [MMB]
 A L200 Triton Sport R vem sendo desenvolvida desde o ano passado e, no início de 2018, entrou na pista para testes. “A L200 Triton Sport R vem se mostrando um dos carros mais confiáveis que já desenvolvemos”, afirma Guilherme Spinelli. “Já rodamos 1.600 quilômetros, o equivalente a duas temporadas completas da Mitsubishi Cup, e não precisamos fazer qualquer substituição de peças, exceto daquelas de desgaste natural como freios e filtros”, explica.

Mitsubishi L200 Triton Sport R 2018 [MMB]
A tradição da Mitsubishi Motors no off-road é conhecida mundialmente, com 12 títulos do Rally Dakar e 11 do Rally dos Sertões. A nova L200 Triton Sport R será produzida na fábrica da Mitsubishi Motors em Catalão (GO).

Assista à L200 Triton Sport R em ação:

 




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário