Um ano após a apresentação do modelo VM com tecnologia autônoma numa operação real no Brasil, a Volvo anuncia a entrega comercial das primeiras sete unidades do veículo, destinadas ao Grupo Usaçucar, de Maringá (PR). Com o negócio, que não teve o valor revelado, a Volvo torna-se a primeira marca a fazer a entrega comercial de um caminhão com tecnologia autônoma no mundo.
Desenvolvido pela área de engenharia avançada no Brasil, com apoio da matriz na Suécia, o VM com tecnologia autônoma é equipado com um avançado sistema que permite a operação em modo autoguiado quando está dentro da lavoura de cana. O veículo é capaz de “visualizar” de forma virtual as linhas de plantação e seguir sozinho por elas, sem interferência direta do condutor. Com isso, a expectativa é que se reduza drasticamente o pisoteamento das mudas novas – especialmente nas operações à noite durante a época da colheita, realizadas 24 horas por dia -, que causam perdas de até 20% da safra seguinte.
Segundo a Volvo, a precisão de 2,5 cm da direção autônoma é um número impossível de ser atingido por um motorista. Para conseguir tamanha exatidão, o VM autônomo tem um sistema de geolocalização que identifica exatamente o caminho a ser seguido e aciona o sistema de direção. No entanto, nova tecnologia não elimina o papel do motorista, que continua responsável por conduzir o veículo entre a plantação e a usina, diversas vezes durante o turno de trabalho.
“Funciona como num avião comercial: o piloto continua responsável pelas decolagens e pousos, além de monitorar constantemente o voo, mesmo quando o piloto automático está ativado. O motorista continua acompanhando e cuidando de tudo, mesmo quando o sistema autônomo está conduzindo sozinho”, explica Alan Holzmann, diretor de planejamento estratégico de produto da Volvo na América Latina.
Ainda de acordo com marca sueca, atualmente diferentes tipos de automação estão sendo testados em seus veículos comerciais por meio de operações reais em todo o mundo, tais como caminhões de mineração (Suécia) e caminhões de coleta de lixo (Inglaterra), bem como protótipos autônomos de ônibus e equipamentos de construção.