Desde o seu lançamento, em 1976, inaugurando a primeira linha de produção da Honda no país, a linha CG já teve mais de 11 milhões de unidades enviadas para as ruas brasileiras. Assim, ela não só é a motocicleta mais comercializada do Brasil, mas, sobretudo, é o veículo motorizado com maior produção e vendagem no mercado nacional, historicamente. E continua sendo: somente no primeiro semestre deste ano, a CG 160 teve 122.034 unidades emplacadas – contra 89.620 do Chevrolet Onix, líder de vendas entre os automóveis.
Ao longo dessas quatro décadas, novas tecnologias foram ciclicamente incorporadas ao modelo visando a melhoria do desempenho, economia, segurança e confiabilidade. Mas, em sua linha 2019 – apresentada hoje e que chega às lojas em setembro -, a Honda CG traz poucas novidades, limitadas à aparência e apenas para as configurações de 160 cm³ de cilindrada – Fan Cargo, Star, Fan e Titan. As duas opções de 125 cm³ – Cargo e Fan – não tiveram alterações e continuam em catálogo como modelos 2018, sem o sistema de freios CBS (Combined Brake System), que distribui a frenagem entre as rodas, de série em todas as CG 160. Os preços variam de R$ 7.161, sugerido para a CG 125i, até R$ 10.490, para a CG 160 Titan (confira tabela completa abaixo).
Começando pelas novidades da topo de linha CG 160 Titan 2019, a street passa a ser oferecida em três novas cores: vermelho e azul perolizados, e prata metálico. Os grafismos inéditos realçam o perfil esportivo, incorporando uma faixa na parte superior do tanque, inspirada no estilo das CBR. O painel totalmente digital é completo e vem com a exclusiva tela integral colorida, velocímetro, hodômetros total e parcial, nível de combustível, conta-giros, relógio e luzes de alerta.
A intermediária CG 160 Fan, a mais vendida da família, também conta com três opções de cores: o tradicional preto, um novo vermelho e a nova opção cinza metálico, todas complementadas por grafismos atualizados e pelas novas rodas de liga-leve, com o mesmo design da Titan.
A opção de entrada da CG 160, a Start, também recebe a nova tonalidade de vermelho e mantém a opção em preto no modelo 2019.
Voltada para o trabalho, a CG 160 Cargo permanece disponível em opção única no novo modelo, branco, mas também traz novo desenho das rodas de liga leve.
A CG 125i Cargo é oferecida na cor branca, enquanto a CG 125i Fan tem opções de pintura em vermelho ou preto, ambas disponíveis apenas com rodas de aço raiadas.
A CG 160 é equipada com o moderno e mais potente motor de sua categoria, o monocilindro de 4 tempos, flexível, com exatos 162,7 cm3, que gera 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv (gasolina) de potência máxima a 8.000 rpm. O torque máximo também é mais elevado do segmento, com 1,54 kgf.m (etanol) e 1,40 kgf.m (gasolina) a 6.000 rpm.
Já a CG 125i é dotada com o econômico monocilindro de 4 tempos de 124,7 cm3, capaz de oferecer 11,8 cv de potência máxima a 8.500 rpm e 1,06 kgf.m de torque a 5.000 rpm. Ambos os motores contam com câmbio de cinco velocidades e embreagem multidisco em banho de óleo, com transmissão final por corrente.
Comum a todas as CG é o chassi de aço estampado com arquitetura Diamond, na qual o motor desempenha papel estrutural. O conjunto de suspensões inclui o sistema dianteiro SFF (Separated Function Fork), derivado das competições off-road – motocross, enduro e rally –, que fez as CG ficarem ainda mais resistentes e com melhor dirigibilidade.
Toda a linha CG tem três anos de garantia e sete trocas de óleo gratuitas. Os preços públicos sugeridos com base São Paulo são:
Configuração | Ano | Cores | Preço |
CG 125i Fan | 2018 | Preto e Vermelho | R$ 7.161 |
CG 125i Cargo | 2018 | Branca | R$ 7.165 |
CG 160 Fan Cargo | 2019 | Branco | R$ 9.490 |
CG 160 Start | 2019 | Vermelho e Preto | R$ 8.390 |
CG 160 Fan | 2019 | Preto, Vermelho e Cinza Metálico | R$ 9.390 |
CG 160 Titan | 2019 | Azul e Vermelho perolizados e Preto | R$ 10.490 |
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