A BMW iniciou a pré-venda do novíssimo BMW M2 Competition no mercado brasileiro, simultaneamente ao lançamento do modelo na Europa. Substituto do BMW M2 Coupé, o novo esportivo compacto de alto desempenho oferece mais potência, dinamismo e refinamento em relação ao antecessor, com preço sugerido (sem opcionais) de R$ 377.950.
O M2 Competition traz sob o capô o novo seis cilindros em linha 3.0 M TwinPower Turbo, de 3 litros, a gasolina, com 410 cavalos de potência entre 5.230 e 7.000 rpm (ante 370 cv do antecessor) e 56 Kgf.m de torque entre 2.350 e 5.230 rpm (contra 47 Kgf.m do predecessor). Segundo a marca alemã, o novo sistema de alimentação – formado pela injeção direta de combustível, comandos de válvulas variáveis Valvetronic e Vanos, e dois turbocompressores Mono Scroll -, garante que os os cilindros sejam preenchidos de modo ideal em todos os momentos, resultando em um desempenho de pista na estrada. Abaixo da grande dianteira, radiadores complementares para o óleo da transmissão (M DCT) e para o fluido de arrefecimento do motor garantem a máxima eficiência em refrigeração.
Sobreposto por uma barra em fibra de carbono ancorada nas torres de fixação da suspensão – que proporciona maior rigidez estrutural da carroceria sobre o eixo dianteiro e precisão em curvas -, o “seis canecos” trabalha aliado à transmissão automática sequencial de sete velocidades com dupla embreagem e sistema Drivelogic (DCT), que transmite potência de forma ininterrupta durante as trocas de marchas.
Com esse conjunto, M2 Competition acelera de zero a 100 Km/h em apenas 4,2 segundos (0s1 mais rápido que o M2 Coupé) e à velocidade máxima de 280 km/h com o pacote M Driver (que consiste de uma reprogramação no gerenciamento eletrônico do motor). No tradicional circuito de Nürburgring, o M2 Competition também supera o antecessor, completando o percurso em 7m54s (4s mais rápido).
Para entregar ao motorista maior prazer de dirigir, mas sem abrir mão do monitoramento eletrônico da condução, o novo compacto da BMW oferece o M Dynamic Mode, uma função adicional do Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC), que permite derrapagens limitadas dos pneus traseiros em curvas, otimizando a dinâmica de direção. Segundo a fabricante, enquanto o DSC trabalha para evitar subesterço (perda de aderência nas rodas dianteiras) e sobreesterço (nas traseiras), o M Dynamic Mode permite explorar por completo o potencial dinâmico longitudinal e lateral do carro, sem perder o auxílio do DSC.
Apresentando um visual ainda mais esportivo e arrebatador, o M2 Competition ostenta a tradicional grade dianteira dos BMW personalizada com contornos mais retilíneos, acabamento preto high-gloss e o logotipo da BMW M, divisão de alto desempenho da marca bávara. Fora isso, traz novos retrovisores M, faróis adaptativos Full-LED, entradas de ar mais amplas e um radiador adicional.
O modelo ganhou ainda saídas de ar laterais com acabamento “dark chrome”, encontrado também no logotipo M na traseira e nas saídas duplas de escapamento. O design é finalizado pelas novas lanternas, que ganharam um sutil reposicionamento das luzes internas, e pelas novas rodas de liga leve de 19 polegadas, exclusivas para o modelo. O M2 Competition é oferecido em cinco opções de cores externas: a sólida Branco Alpino e as metálicas Preto Safira, Azul Long Beach, Laranja Sunset e Prata Hockenheim.
Ao entrar no habitáculo, o motorista se depara com a nova soleira com inscrição M2 Competition e os revestimentos em fibra de carbono no painel de instrumentos, console central e puxador das portas. O volante M multifuncional em couro oferece trocas manuais por meio de aletas (paddle shifts), além dos botões seletores dos modos M Drive (M1 e M2), que permitem uma configuração personalizada da pilotagem a partir de ajustes específicos do motor, direção, transmissão e controle de estabilidade.
Já o sistema M Servotronic ajusta a atuação da direção elétrica de forma adaptativa à velocidade do veículo, assegurando respostas imediatas e precisas em qualquer situação. Além disso, ele proporciona maior leveza e conforto em baixas velocidades ou manobras.
O painel de instrumentos estreia o display Black Optic, com ponteiros vermelhos e grafia M2 Competition de boas-vindas. Perto dele, o botão de partida start/stop possui uma aparência mais esportiva, na cor vermelha, semelhante ao do BMW M5.
Os novos bancos esportivos M Sport trazem ajustes elétricos e função de memória, revestimento em couro Dakota, logotipo M2 iluminado, costura aparente (laranja ou azul, dependendo da cor externa) e cintos de segurança com costura com as cores BMW M.
A conectividade a bordo ganha o sistema de navegação Professional (ID6) com tela sensível ao toque de 8,8 polegadas, memória de 20GB para armazenamento de arquivos de áudio via USB ou CD, apresentação de mapas em satélite e gráficos em 3D, e sistema de som Harman Kardon com 12 alto-falantes. Entre as diversas funções estão chamadas de emergência inteligente, serviços de concierge, BMW Teleservices e preparação para Apple CarPlay. O sistema ConnectedDrive disponibiliza aplicativos da BMW App como o BMW M Laptimer, que compara tempos de volta em circuitos de corrida e compartilha o tempo da sua volta com os amigos; e o App GoPro, que permite que uma câmera de vídeo, instalada no interior ou exterior do veículo, seja utilizada e controlada através do painel de controle do veículo.
A segurança é garantida pelos freios M Sport; controles de estabilidade e tração; faróis integrais de LED adaptativos; assistente de farol alto; air bags duplos dianteiros, laterais dianteiros e cortina dianteiros e traseiros.
De série, o M2 Competition é equipado também sensor de chuva com acionamento automático dos faróis baixos; ar-condicionado automático digital dual zone; pacote de luzes internas e retrovisores externos rebatíveis automaticamente. O sistema Comfort Access permite que se destrave as portas apenas colocando a mão na maçaneta com a chave no bolso. A lista de equipamentos de tecnologia inclui ainda câmera de ré; sistema Driving Assistant; controle de cruzeiro com função de freio; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e pacote M Driver.
De olho na condução eficiente, o M2 Competition traz sistema de regeneração de energia nas frenagens e a função automática start/stop, que desliga o motor em paradas nos semáforos ou congestionamentos, por exemplo.
De acordo com a BMW, ao adquirir o novo M2 Competition ainda em 2018, o cliente terá direito a participar do treinamento em pista “BMW M Intensive Training”, incluído no programa BMW Driving Experience, realizado na Europa e Estados Unidos.