A Jaguar Vector Racing anunciou nesta quinta-feira (14) a quebra dos recordes mundial e inglês de velocidade em um barco elétrico. O exclusivo Jaguar Vector V20E registrou a média horária de 142,60 km/h (88,61 mph) no famoso percurso de um quilômetro em Coniston Water, o lago com cerca de 8,8 km de comprimento, localizado no condado da Cumbria, na região noroeste da Inglaterra. O recorde supera o melhor desempenho elétrico anterior, que era de 123,01 km/h (88,6 mph), registrado em 2008.
O V20E foi projetado e construído pela Jaguar Vector, associação entre a montadora de carros de luxo e o Vector Powerboats, estaleiro britânico especializado em embarcações esportivas e de altíssimo desempenho. O projeto também teve a participação do parceiro técnico da Jaguar Racing, a Williams Advanced Engineering, usando a tecnologia dos carros da Formula E. O co-fundador e diretor técnico da Jaguar Vector, Peter Dredge, pilotou o V20E.
Após o anúncio da parceria que deu origem à Jaguar Vector Racing, em outubro de 2017, a equipe planeja tentar mais recordes mundiais e nacionais nos próximos 18 meses, que tem como objetivo expandir os limites do desempenho e mostrar a qualidade da engenharia britânica, informa a Jaguar.
Em 2016, a Vector inovou com a entrega de seu primeiro interceptor de vigilância USV (Unmanned Surface Vehicle, ou veículo de superfície não tripulado) de alta performance, uma espécie de drone aquático utilizado para monitoramento. A empresa revelará mais três novos modelos em sua faixa de segurança marítima ainda este ano, juntamente com um novo iate de desempenho de luxo de 60 pés capaz de atingir velocidades acima de 55 nós.
Assista como foi a preparação e a prova que garantiu o recorde à equipe Jaguar Vector Racing: