BMW anuncia a produção do semiautônomo X3 M40i em SC




Topo de linha: SAV médio é equipado com avançados recursos de conectividade e de assistência ao motorista

O Grupo BMW confirmou hoje a produção do novo BMW X3 M40i na fábrica de Araquari, SC, a partir do próximo dia 18. Atualmente, a versão topo de linha da gama X3 é um dos veículos mais modernos e tecnológicos desenvolvidos e produzidos pela marca alemã.

BMW X3 M40i 2018 [Divulgação l BMW Group]
Entre as principais inovações trazidas pelo SAV (sigla em inglês para Veículo de Atividade Esportiva) médio estão a conectividade e os dispositivos de assistência ao motorista, que conferem ao BMW X3 M40i capacidades de condução semiautônoma – ou seja, que se antecipam à percepção do motorista em determinadas situações, alertando-o sobre eventuais riscos, ou até mesmo agindo em seu lugar, elevando o modelo a um outro nível de segurança e conforto. Como exemplo, pode-se destacar o Driving Assistant Plus, que informa, por meio de alertas visuais e sonoros, situações de tráfego em cruzamentos, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, possibilidade real de colisão traseira, além de controle e prevenção de aproximação inadvertida frontal. Outro sistema importante é o Parking Assistant Plus, que permite estacionar o veículo de forma segura e sem a necessidade de o condutor tocar no volante. Por meio do auxílio de câmeras e sensores, e da função Surround View (que exibe imagens do entorno do veículo, em tempo real), o sistema executa as manobras autonomamente, de maneira rápida e precisa.

BMW X3 M40i 2018 [Divulgação l BMW Group]
O pacote de tecnologias conta ainda com os mais avançados dispositivos de segurança, como o Active Protection, capaz de detectar riscos de colisão iminente e acionar diversos equipamentos de proteção aos ocupantes, entre eles, os tensores dos cintos de segurança e o fechamento automático dos vidros das janelas e do teto panorâmico. A lista de itens de série do BMW X3 M40i agrega ainda faróis Full-LED adaptativos, aptos a distribuir a luminosidade de acordo com a velocidade e o ângulo de esterço do volante; sistema de navegação Professional, com botão seletor iDrive touch controller, dotado de tela de 10,25 polegadas sensível ao toque e disco rígido com 20 GB para armazenamento de arquivos de áudio; display multifuncional de 12,3”; Head-up Display (exibidor de informações no para-brisa); e sistema de som Surround Harman Kardon.

BMW X3 M40i 2018 [Divulgação l BMW Group]
Em termos de conectividade, o BMW X3 é equipado com os recursos do novo sistema ConnectedDrive, que disponibiliza a função de concierge (indicação de estabelecimentos de interesse e conveniências ao redor), informações de trânsito em tempo real, chamada de emergência inteligente (automática) e serviços remotos. Outro recurso adicional é a preparação para Apple CarPlay, para a conexão sem fio (wireless) de celulares iPhone ao sistema de infotainment do veículo.

BMW X3 M40i 2018 [Divulgação l BMW Group]
A versão topo de linha M40i traz sob o capô o novo motor M Performance, de seis cilindros em linha, de 2.998 cm³, com 360 cv de potência (entre 5.500 e 6.500 rpm) – 54 cv a mais que o antecessor – e 500 Nm de torque máximo (de 1.520 a 4.800 rpm). A transmissão automática conta com oito velocidades, com opção de trocas de marcha manuais por meio de aletas atrás do volante (paddle shifts), e tração integral (4×4) BMW xDrive.

BMW X3 M40i 2018 [Divulgação l BMW Group]
O BMW X3 M40i passará a dividir a linha de produção catarinense com a versão xDrive30i X Line, cuja montagem teve início no último dia 26 de março. “Produzir a mais alta tecnologia de mobilidade global no Brasil se tornou realidade por conta da vigência de um regime automotivo que motivou as empresas a agregarem tecnologia ao país. Esperamos que o (programa) Rota 2030 seja aprovado muito em breve, afim de trazer previsibilidade e viabilizar novos investimentos e lançamentos em linha com o que há de mais avançado no mercado mundial”, afirmou Gleide Souza, Diretora de Assuntos Governamentais do BMW Group Brasil.

Linha de produção do BMW X3 em Araquari (SC) [Divulgação l BMW Group]
A fábrica de Araquari, inaugurada em 2014, ocupa um espaço de 1,5 milhão de m² –  um terço deles pavimentados – e é uma das mais modernas do Grupo BMW. A infraestrutura local, que já consumiu R$ 1 bilhão em investimentos desde a sua fundação, contempla atividades de montagem, estampagem de carroceria, soldagem, pintura e logística, bem como prédios administrativos. Além da terceira geração do SAV médio, também são produzidos lá o sedã BMW Série 3, o SAV BMW X1 e o Sport Activity Coupé BMW X4.




Sobre Universo Motor 1008 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário