Triumph Bonneville T100 Black: uma ovelha negra desembarca no Brasil




Destacada pelo visual escurecido, versão traz motor de 55 cv, controle de tração e ABS, a partir de R$ 39.900

A Triumph está aumentando a presença da família Bonneville no mercado nacional com a T100 Black, que passa a ser opção de entrada para as já conhecidas T120 e T120 Black. O novo modelo combina o estilo atemporal da primeira Bonneville, de 1959, com tecnologia de ponta e visual sofisticado, que pode ser customizado por mais de 150 acessórios originais disponíveis nas concessionárias. Equipada com motor de 900 cm³, de 55 cv, a T100 Black já está à venda, a partir de R$ 39.990, na opção de cor preta brilhante (Jet Black).

Lançada em 2016, a Bonneville T100 Black é repleta de atitude e individualidade. Sua personalidade reflete o estilo urbano por um olhar mais marginal, caracterizado pelos detalhes totalmente escurecidos como os aros das rodas, acabamento do motor e saídas de escapamento pintadas em preto fosco.

Triumph Bonneville T100 Black 2018 [Divulgação l Triumph]
Um dos destaques tecnológicos do modelo é a sua nova configuração de chassi e suspensão, que, segundo a marca, melhora significativamente os níveis de conforto do piloto, proporcionando uma melhor experiência geral de pilotagem, seja para longas viagens, para o uso diário ou com garupa. E a altura baixa do assento contribui diretamente para esta virtude, fazendo da Bonneville T100 Black uma motocicleta mais acessível e fácil de ser conduzida.

Para melhorar ainda mais sua pilotagem, a moto é equipada com pneus Pirelli Phantom Sportscomp, projetados especialmente para a família Bonneville, com mudanças de perfil e rigidez no componente dianteiro, e faixa de rodagem mais profunda no traseiro, a fim de garantir maior segurança e durabilidade.

Triumph Bonneville T100 Black 2018 [Divulgação l Triumph]
A T100 Black oferece um desempenho empolgante, graças ao seu moderno motor bicilíndrico Bonneville de 900 cm³, com comando simples no cabeçote (SOHC), arrefecido a líquido, que gera a potência máxima de 55 cv a 5.900 rpm. O propulsor recebeu um ajuste para atingir o pico de torque em rotações bem baixas, resultando em 8,15 kgf.m a 3.200 rpm – 18% maior do que  geração anterior do modelo, de acordo com a fabricante. Os silenciadores duplos do tipo peashooter, característicos das T100, são feitos em estilo clássico e vêm com o engenhoso design duplo da Bonneville, que além do acabamento excepcional, oferece o som inconfundível de uma legítima British Twin, como são conhecidas as tradicionais motocicletas britânicas de dois cilindros.

Triumph Bonneville T100 Black 2018 [Divulgação l Triumph]
O alto grau de sofisticação do design e acabamento da T100 Black é acompanhado por modernas funcionalidades que garantem mais conforto, desempenho e segurança à motocicleta. Entre eles, se destacam o acelerador com sistema ride-by-wire, que substitui o acionamento mecânico por cabo pelo comando eletrônico, mais preciso e confiável; os freios ABS de última geração; o controle de tração comutável (que pode ser desativado no painel de instrumentos); e, por fim, a embreagem com auxílio de torque, projetada para reduzir o esforço do piloto. Fora isso, no painel de instrumentos, além dos charmosos mostradores duplos (para velocímetro e conta-giros) em estilo retrô, o piloto também conta com diversos recursos, como um menu digital facilmente acessado com a ponta dos dedos.

Com o lançamento da Bonneville T100 Black, a Triumph passa a oferecer um catálogo de sete modelos no Brasil, que inclui a Street Twin, Street Scrambler, Bonneville T120, Bonneville T120 Black, Thruxton R e Thruxton Bobber.

Recorde mundial de velocidade de 1955 [Arquivo l Triumph]
Recorde mundial de velocidade de 1955 [Arquivo l Triumph]
A origem da família Triumph Bonneville remonta ao ano de 1955, quando Johnny Allen acelerou o protótipo de duas rodas conhecido como “Texas Cee Gar”, impulsionado pelo motor bicilíndrico, aspirado, de 649 cm³, original de uma Triumph Thunderbird, no deserto de Bonneville, nos Estados Unidos. Ao alcançar a velocidade de 214,40 m/h – ou 344,96 km/h -, o texano registrou o novo recorde mundial de velocidade para motocicletas. Quatro anos depois, a Triumph lançou a T120, batizada como Bonneville em homenagem à façanha de Allen, tornando-se um dos modelos mais famosos de todos os tempos.

Triumph Bonneville T100 Centennial Edition Divulgação l Triumph]
Triumph Bonneville T100 Centennial Edition Divulgação l Triumph]

Por sua vez, o modelo T100 foi criado em 2002, em comemoração centenário da primeira motocicleta com a marca Triumph – na verdade, uma bicicleta com chassi reforçado que recebeu um motor Minerva, feito na Bélgica. A ideia inicial era produzir apenas 100 unidades da T100, pintadas nas cores laranja (Lucifer Orange) e prata, que seriam lançadas em setembro daquele ano. No entanto, em março, um incêndio consumiu boa parte da principal fábrica da Triumph, localizada em Coventry, na Inglaterra, adiando a chegada da T100 “Centennial Edition” para o final ano, já como modelo 2003.




Sobre Universo Motor 1008 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário