Jaguar revela o “Batmóvel” de Nelsinho Piquet para a F-E 2018/19




Com potência elevada para 250 kW, novo carro também tem autonomia para as duas corridas de cada ePrix

A Jaguar Land Rover revelou hoje no centro de design de Whitley, na Inglaterra, o conceito do Jaguar I-Type 3, monoposto 100% elétrico com o qual vai disputar a quinta temporada do Campeonato ABB FIA Formula E. Exibindo predominantemente a cor preta metalizada, o visual do novo carro da Panasonic Jaguar Racing remete às recentes versões do Batmóvel para o cinema, por causa das formas afiadas e do halo (santantonio) que caracterizam o desenho da segunda geração dos carros da F-E, a Gen2.  Segundo a marca britânica – subsidiária do grupo indiano Tata Motors – o Jaguar I-Type 3 faz parte da sua estratégia de eletrificação denominada “Race to Innovate” (Correr para inovar), e representa um grande passo à frente em velocidade e desempenho.

Jaguar I-Type 3 (Divulgação)

“Este é um dia realmente emocionante para a Panasonic Jaguar Racing, pois estamos dando o próximo passo em nossa jornada de eletrificação”, comemorou o diretor da equipe James Barclay. “Nós nos juntamos ao campeonato para que pudéssemos ter aprendizados com a Fórmula E e transferí-los diretamente para as estradas, ajudando a moldar futuros veículos elétricos para a Jaguar Land Rover.

Jaguar I-Type 3 (Divulgação)

Além do expressivo aperfeiçoamento aerodinâmico, destaca-se entre os ganhos tecnológicos trazidos pelo novo carro da F-E o aumento da potência máxima, que saltou de 200 kW (o equivalente a 272 cv) para 250 kW (340 cv), durante a qualificação, e de 170 kW (231 cv) para 200 kW (272 cv), disponíveis na corrida. Entretanto, a principal evolução é que o  avançado estágio de desenvolvimento das baterias – que passam a ser fornecidas para todas as equipes pela McLaren Applied Technologies, em substituição à Williams Advanced Engineering –  oferece autonomia suficiente para disputar as duas provas sequenciais que compõem cada ePrix (como são chamadas as etapas da categoria) -, atendendo o novo regulamento para a próxima temporada. Com isso, está eliminada a necessidade de dois carros para cada piloto e a troca obrigatória no intervalo entre corridas – o que demonstra o acelerado desenvolvimento dos veículos a bateria.

Jaguar I-Type 3 (Divulgação)

Para o brasileiro Nelsinho Piquet, piloto da equipe, o Jaguar I-Type 3 fez um começo promissor e confiável: “No mês passado tive a chance de guiar o carro em um evento fechado de teste. Foi um grande momento para a equipe, para o campeonato e para os veículos elétricos. Mas há muito desenvolvimento a ser feito antes de começarmos a competir no final deste ano”, avaliou.




Sobre Universo Motor 1008 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário