FIA WEC anuncia retorno a Interlagos, ainda sem data definida




FIA WEC tem oito etapas ao redor do mundo, incluindo a lendária 24 Horas de Le Mans [Foto: Divulgação]

A prova 6 Horas de São Paulo do Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC – está de volta ao Brasil. O anúncio foi feito esta manhã, durante uma coletiva de imprensa na capital paulista, pelos novos promotores do evento, que, no entanto, ainda não definiram a data da prova, se limitando a dizer que ela fará parte da temporada 2019/2010, com início em setembro e término em julho. A parceria entre a FIA (Federação Internacional do Automóvel, organizadora do WEC), a N/Duduch Motorsports (promotora do evento), e a SPTuris (empresa subordinada à Prefeitura de São Paulo, detentora dos direitos de uso sobre o circuito paulistano) prevê a realização da corrida durante três temporadas.

Atual campeão da LMP2, Senna (centro) é o embaixador da prova: “É um prazer imenso voltar” [Foto: UMotor]
A entrevista contou com as presenças de Nicholas Duduch, CEO da N/Duduch Motorsports, Gérard Neveu, CEO do FIA WEC, Cédric Vilatte, Gerente de Evento do FIA WEC, João Amaral, da São Paulo Turismo (SPTuris), Waldner Bernardo, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), e do piloto brasileiro Bruno Senna, campeão da categoria LMP2 no ano passado e um dos embaixadores da 6 Horas de São Paulo.  “É um prazer enorme voltar a correr no meu país, perto da torcida brasileira. O autódromo de Interlagos, particularmente, traz lembranças muito especiais e o automobilismo brasileiro só tem a ganhar com o retorno de um campeonato grandioso como o FIA WEC”, comemora o sobrinho de Ayrton Senna,  que nesta temporada disputará a categoria principal, LMP1, novamente pela equipe Rebellion.

Excluída desde 2014, 6 Horas de São Paulo está prevista para três edições a partir de 2019 [Foto: Divulgação]
O WEC tem a chancela da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), em parceria com o Automóvel Clube do Oeste (ACO), e possui um dos grids mais concorridos do esporte a motor. Criado em 2012, o FIA WEC atrai cada vez mais as atenções de grandes pilotos. Em 2018, a grande novidade será a participação do espanhol Fernando Alonso, bicampeão da Fórmula 1.

No ano passado, os brasileiros foram presença maciça no campeonato. Nas 24 Horas de Le Mans competiram oito pilotos do País: Nelsinho Piquet, Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Daniel Serra, Pipo Derani e Fernando Rees, além do próprio Senna. Destaque para Serra, filho do ex-piloto de F1 e tricampeão da Stock Car, Chico Serra, que venceu a corrida na categoria GTE Pro pela equipe Aston Martin Racing.

Temporada 2017/18 também contou com Nelsinho Piquet, Barrichello, Kanaan e Daniel Serra [Foto: Divulgação]
Distante do Brasil desde 2014, quando foi realizada a última de suas três edições em Interlagos – deixando rastros de prejuízo pela gestão conturbada de Emerson Fittipaldi -, o Campeonato conta atualmente com oito etapas ao redor do mundo. A mais famosa delas é a tradicional 24 Horas de Le Mans, que em 2017 foi realizada pela 85ª vez. O FIA WEC também é a casa de marcas importantes como: Aston Martin, BMW, Ferrari, Ford, Porsche e Toyota.

 




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário