Embraer entrega primeiro Phenom 300E nos Estados Unidos

Versão avançada do jato de piloto único mais veloz do mundo ganha opção de cabine premium “Bossa Nova” e sistemas de proteção contra ventos e saídas de pista




Embraer entrega primeiro Phenom 300E

A Embraer anunciou a primeira entrega do novo e aprimorado Phenom 300E, jato de único piloto (single-pilot) mais veloz e com maior alcance do mundo. O comprador, o escritório de advocacia estado-unidense Dunham & Jones, P.C., que já possui um Phenom 100EV, recebeu o novo modelo na semana passada, na unidade da Empresa Brasileira de Aeronáutica instalada em Melbourne, na Flórida, nos Estados Unidos, onde o modelo foi produzido.

Entre as novidades que aumentam o conforto do Phenom 300E estão a cabine ainda mais silenciosa; o espaço ampliado para as pernas, no cockpit; além da configuração de interior com acabamento premium, conhecida como “Bossa Nova”, oferecida como opcional. A aeronave também recebeu melhorias tecnológicas, incluindo novos recursos de segurança. Destaque para o sistema de alerta e prevenção de saídas de pista Roaas), uma tecnologia inédita, desenvolvida e patenteada pela Embraer.

Embraer Phenom 300E

Em relação ao desempenho, o novo Phenom 300E é ainda mais rápido, capaz de atingir a velocidade de Mach 0,80, o que significa 988 km/h (ou seja, 80% da velocidade do som, que é de 1235 km/h) e velocidade máxima de cruzeiro de 464 nós (859 km/h). O alcance, distância máxima percorrida pelas aeronaves, é de 2.010 milhas náuticas (3.724 km), com cinco ocupantes e condições de reserva para voos por instrumentos previstos pelo padrão IFR (Instrument Flight Rules) da Nbaa, associação nacional que regula as operações da aviação executiva nos Estados Unidos.

 “A velocidade, o custo operacional e a confortável pressurização da cabine do novo Phenom 300E certamente foram fatores decisivos em nosso processo de seleção, assim como nossa experiência excepcional com o Phenom 100EV”, afirmou Paul Dunham, diretor do escritório que adquiriu a aeronave.

Embraer Phenom 300E

A tecnologia incomparável, conforto excepcional e desempenho impressionante do Phenom 300E redefinem o padrão para a categoria de jatos leves. A designação “E” anexada ao nome significa “Enhanced”, representando os novos interior e sistemas de entretenimento e de gerenciamento da cabine de passageiros nice HD CMS/IFE, fornecidos pela Lufthansa Technik.

O modelo é uma nova versão do líder de segmento Phenom 300, que em 2017 foi confirmado como o jato leve mais entregue pelo sexto ano consecutivo, e manteve a posição nos dois anos seguintes, com a nova versão. Os primeiros clientes começaram a receber o 300E em março de 2018. No Brasil, as vendas tiveram início em janeiro do ano passado.

Embraer Phenom 300E

O Phenom 300E oferece cabine espaçosa, , com o DNA de design da Embraer, capacidade entre sete e 11 ocupantes e um dos mais amplos bagageiros de sua categoria. As grandes janelas, também as maiores desta classe, propiciam intensa iluminação natural na cabine e no toalete.

O conforto dos assentos, com capacidade de reclinação e amplo movimento, é acentuado pela melhor pressurização de cabine entre os jatos leves (altitude máxima de 6.600 pés). O Phenom 300E oferece zonas de temperatura distintas para pilotos e passageiros, uma ampla galley (cozinha), opções de comunicação de voz e de dados e um sistema de entretenimento.

Embraer Phenom 300E “Bossa Nova”

O pacote de acabamento premium da cabine chamado de Bossa Nova agora é também uma opção disponível para o Phenom 300E. O interior mais recente e avançado da aviação executiva da Embraer, originalmente lançada em 2018 para o os jatos Praetor 500 e Praetor 600, conta com materiais de fibra de carbono, acabamentos em black piano (preto brilhante) e costura sofisticada.

Inspirado nas famosas calçadas do Rio de Janeiro, o design exclusivo do estofado tem detalhes de costura e as cores exclusivas do divã. No ano passado, o interior Bossa Nova do jato Praetor 600 foi premiado como melhor design do ano na categoria Design de Interiores VIP, pelo International Yacht & Aviation Awards.

Embraer Phenom 300E

A cabine de comando, equipada com o avançado sistema Prodigy Touch Flight Deck, permite operação apenas um piloto. Fora isso, aeronave inclui equipamentos tipicamente encontrados em categorias superiores, como o ponto único de reabastecimento, manutenção externa do toalete e o acabamento aprimorado da escada, destaca a fabricante. 

Entre os novos sistemas aviônicos introduzidos na versão 300E estão o Perf, Told, FAA Datacom, omodo de descida de emergência e o sistema de alerta e prevenção de saídas de pista (Roaas), tecnologia inédita patenteada pela Embraer, que tornou a primeira fabricante na aviação executiva a desenvolver e certificar uma tecnologia do tipo.

Embraer Phenom 300E

Fora isso, o novo Phenom também incorpora o sistema de proteção contra o fenômeno chamado de “tesoura de vento” (windshear), o qual alerta os pilotos sobre as condições de proteção contra correntes de ar com maior antecedência, ajudando-os a preparar e manobrar a aeronave, a fim de minimizar condições adversas.

O Phenom 300E ainda oferece conectividade 4G por meio da plataforma Gogo Avance L5, que tem cobertura no território estado-unidense.

Embraer Phenom 300E

Considerado um dos melhores jatos single-pilot disponíveis no mercado atualmente, o Embraer Phenom 300E voa a uma altitude de 45 mil pés (13.716 metros), propulsionada por dois motores Pratt & Whitney Canada PW535E1, com 3.478 libras de empuxo, cada.  

Além da melhor performance de subida e desempenho de pista da sua classe, o novo Phenom 300E também oferece custos de operação e de manutenção menores do que os concorrentes, segundo a fabricante.

Embraer Phenom 300E

O Phenom 300 está em operação em mais de 30 países, tendo acumulado mais de um milhão de horas de voo. É o jato leve mais entregue no mundo por oito anos consecutivos, acumulando mais de 540 unidades desde sua entrada no mercado, em dezembro de 2009.

Veja mais detalhes do conforto e desempenho oferecidos pelo novo Embraer Phenom 300E:

Fonte: Embraer I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo