Volkswagen Nivus é revelado ao mundo

Modelo chega como novo SUV de entrada da marca no Brasil e será o primeiro produto totalmente desenvolvido na América Latina a ser exportado para a Europa




Volkswagen Nivus é apresentado ao mundo

A Volkswagen do Brasil realizou nesta manhã (28) a primeira exibição do seu novo modelo global, o Nivus. O veículo introduz o design inteiramente novo no portfólio da marca – que combina as características dos SUVs compactos e urbanos, com o perfil esportivo dos cupês -, totalmente criado pela equipe de design da VW na América Latina, chefiada pelo departamento no Brasil. O nome Nivus faz uma conexão fonética e abreviada à nova estratégia institucional global da marca, chamada New Volkswagen.

Paralelamente, outro apelo de inovação do Nivus destacado pela montadora é o inédito sistema de infoentretenimento Volkswagen Play, também integralmente projetado e desenvolvido pelas subsidiárias latino-americanas. O equipamento introduz uma série de recursos desenvolvidos para que o usuário tenha uma experiência de uso cada vez mais intuitiva e prática, como está acostumado ao manusear smartphones e tablets.

Volkswagen Nivus

Mais além, o VW Nivus inaugura uma estratégia de vendas totalmente baseada em plataformas digitais, incluindo a tecnologia de realidade virtual. Durante a apresentação de hoje, feita exclusivamente pela internet e transmitida para veículos de imprensa do Brasil, América Latina e Europa, a VW anunciou que a fase de pré-vendas do modelo no mercado nacional terá início em breve e sua chegada às concessionárias do país está prevista para até o final de junho.

Por enquanto, a fabricante não divulgou qualquer informação sobre versões e preços, limitando-se a indicar que o novo modelo será sua porta de entrada no segmento dos SUVs – portanto, ficando no nível abaixo do T-Cross – e se colocará como uma opção de topo entre hatches e sedãs compactos.

Volkswagen Nivus

Na Argentina, o novo Nivus começará a ser vendido até dezembro deste ano. Em 2021, o modelo chega ao mercado mexicano no primeiro semestre e, na segunda metade do ano, o novo Nivus desembarca no continente europeu.

Também de acordo com a marca alemã, a produção do novo modelo começará dentro de duas semanas na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, e, na segunda metade do ano que vem, será inaugurada a segunda linha de montagem na planta de Pamplona, na Espanha.         

Volkswagen Nivus

Um dos destaques do design do novo Nivus é a queda rápida e fluida da coluna ‘C’ (traseira), agregando ao modelo o perfil cupê bastante característico. As rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo e os protetores de paralamas pronunciados também contribuem para um conjunto harmonioso, com aparência esportiva e vibrante.

Os grupos óticos totalmente de LED (Diodo Emissor de Luz), incluindo os faróis principais e de neblina, luzes de rodagem diurnas DRL (Daytime Running Light) e as lanternas traseiras conferem uma identidade visual única para o Nivus. Na grade, o novo logotipo com aparência retrô da Volkswagen está mais simples e bidimensional, fazendo sua estreia na América do Sul.

Volkswagen Nivus

Concebido sobre a plataforma modular MQB (compartilhada com o Polo, Virtus e T-Cross), o Nivus mede 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura e 1.493 mm de altura. A distância entreeixos é de 2.566 mm, oferecendo espaço interno para levar até cinco ocupantes.

Volkswagen Nivus

O porta-malas é referência entre hatches compactos e até mesmo em relação à maioria dos utilitários esportivos compactos do mercado, com capacidade para 415 litros.

A abertura da tampa do porta-malas pode ser feita por meio de ‘botões virtuais’ disponíveis na tela central do VW Play.

Volkswagen Nivus

No mercado brasileiro, o VW Nivus fará sua estreia com o motor 200 TSI total Flex, de três cilindros em linha e 999 cm³ de cilindrada, que desenvolve potência de até 128 cv, com etanol, e 116 cv, a gasolina, ambos a 5.500 rpm, e torque máximo de 20,4 kgfm (200 Nm), a 2.000 rpm, com ambos os combustíveis. A transmissão será unicamente a automática, de seis marchas.

Volkswagen Nivus

A central multimídia VW Play é composta 100% por botões virtuais e inclui duas telas de 10 polegadas (tamanho de um tablet) interligadas, posicionadas no centro do painel e no quadro de instrumentos à frente do motorista. A superfície tátil é produzida com vidro temperado de alta resistência e possui proteção antirrisco e antirreflexo, além de não ficar marcada pelos toques dos dedos.

Segundo a fabricante, o equipamento é capaz de ler praticamente todos os formatos de mídia, reunindo informações do veículo, do sistema de som, de conectividade (sem fios para IOS), de streaming de conteúdo, de aplicativos e de serviços. A novidade também marca a estreia da VW Play Apps, uma loja de ferramentas digitais exclusiva.

Entre as funcionalidades, a VW Play oferece rádio AM/FM; tocador digital de áudio e vídeo; GPS integrado com antena externa; menu de ajustes personalizados do veículo com busca rápida; dados de viagem e configuração do painel de instrumentos; 10 GB de memória para armazenamento de arquivos; Bluetooth; conexão à internet via smartphones pelas plataformas Apple Car Play e Android Auto; e redistribuição do sinal em sistema de Wi-Fi.

Volkswagen Nivus

Em relação à segurança, o VW Nivus será o único modelo no segmento de compactos no Brasil a incluir o ACC (Adaptive Cruise Control), ou controle de cruzeiro adaptativo, que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente; com isso, o sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente.

O Nivus virá equipado também com o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso de frenagem autônoma que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro independentemente da intervenção do motorista, contribuindo para evitar as colisões ou reduzir o impacto.

Volkswagen Nivus

Fora isso, o o detector de fadiga; sistema Isofix e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro; abertura das portas e partida do motor sem contato com a chave (Kessy); controle eletrônico de estabilidade (ESC); auxílio de partida em rampas (HHC); e câmera de marcha-à-ré são outros itens de segurança e conforto presentes no Nivus.

Fonte: Volkswagen do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1008 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo