Nivus é o nome do novo VW nascido no Brasil

SUV urbano compacto será a opção da marca abaixo do T-Cross no segmento e usará a mesma plataforma do Polo, do qual ainda pode emprestar os motores 1.6 e 1.0 turbo




Volkswagen Nivus

A Volkswagen revelou o nome e as primeiras imagens reais de seu mais novo modelo nacional, o Nivus. Totalmente desenhado e desenvolvido no Brasil, o modelo foi anunciado no final de agosto na sede mundial da empresa, em Wolfsburg, na Alemanha, junto com o investimento de R$ 7 bilhões em suas fábricas brasileiras até o final de 2020.

Segundo a marca, o Nivus promete “revolucionar o mercado” ao inaugurar o segmento autodenominado de “New Urban Coupe” (novo cupê urbano). O modelo será construído sobre a plataforma MQB – de “Modularer Querbaukasten”, que traduzido do alemão significa Matriz Modular Transversal – a mesma que serve de base para os compactos Polo (hatch) e Virtus (sedã), e para o SUV urbano T-Cross.

Vokswagen Nivus

O esboço divulgado anteriormente sugeria o modelo com perfil mais baixo e alongado, lembrando bastante as linhas do Jaguar I-Pace.

No entanto, pelo que se pode observar agora, através da única imagem real do Nivus disponibilizada até o momento (junto com um vídeo mostrando os detalhes externos, publicado abaixo), o novo VW apresenta a silhueta de SUV urbano compacto, com teto plano e mais curto do que do T-Cross, talvez com a mesma altura, e colunas “C” (traseiras) acentuadamente inclinadas, agregando o perfil dinâmico característico dos cupês.

A VW não divulgou qualquer informação técnica ou de mercado sobre o novo modelo, mas cogita-se que o Nivus poderá adotar dois dos motores flex já oferecidos no Polo, o 1.0 TSI, de três cilindros com turbo, que rende 128 cv, e o 1.6 MSI, de quatro cilindros e aspirado, com 117 cv (o hatch conta ainda com uma terceira opção, a 1.0 MPI, também de três cilindros, mas aspirada, com 84 cv).

Ainda no anúncio feito em agosto, a VW também afirmou que o novo modelo também marcará a estreia de uma central multimídia totalmente desenvolvida pela filial brasileira, reunindo os sistemas de áudio, conectividade e infoentretenimento, e que permitirá o uso amplamente intuitivo e com elevado nível de personalização.

Fábrica da Anchieta recebeu um novo conjunto de prensas para produzir o Nivus

No mais, as informações já conhecidas são de que o Nivus chegará ao mercado no primeiro semestre de 2020 e que sairá das linhas de montagem da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde já são produzidos o Polo e o Virtus.

Para tanto, a planta mais antiga da marca no país, que acaba de completar 60 anos de atividade, recebeu um novo conjunto de prensas do tipo PXL, capaz de estampar quatro vezes mais peças de carroceria do que as anteriores. Ao mesmo tempo, a unidade de motores instalada em São Carlos, no interior de São Paulo, terá produção diária da linha de usinagem de virabrequins duplicada para duas mil unidades.

Confira mais detalhes do novo VW Nivus no vídeo divulgado pela marca:

Fonte: VW Brasil I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo