Ford Mustang bate recorde mundial de veículos reunidos

Em comemoração aos 55 anos do esportivo, encontro na Bélgica atraiu mais de 1.300 exemplares do ícone dos pony cars, de vários modelos e anos de fabricação




Ford Mustang bate recorde mundial de veículos reunidos [Divulgação]

A Ford reuniu proprietários de Mustang de toda a Europa no seu Campo de Provas de Lommel, na Bélgica, com um propósito especial: estabelecer um novo recorde mundial de maior caravana já realizada do modelo.

O objetivo foi alcançado com a participação de 1.326 Mustang de diferentes modelos e épocas, no dia 7 de setembro, superando a marca anterior de 960 veículos registrada em Toluca, no México, em dezembro de 2017, segundo a montadora.

Ford Mustang bate recorde mundial de veículos reunidos [Divulgação]

Para registrar o novo recorde, os veículos rodaram em um comboio ininterrupto com menos de 20 metros entre cada carro, e realizaram manobras especiais.

ad

O evento incluiu um sobrevoo do avião de combate P51 Mustang, da 2ª Guerra Mundial, que inspirou o nome do esportivo.

Ford Mustang 1964 [Divulgação]

O apelido de “pony car” vem da carroceria curta e encorpada, combinada à força bruta do motor V-8 de até 5,9 litros. Acima dessa cilindrada e com a carroceria um pouco maior, passam a ser chamados de “muscle cars”, como os também famosos Dodge Challenger e Chevrolet Camaro.

A Bélgica foi escolhida para sediar o recorde mundial por ser o país europeu com o maior porcentual de vendas do Mustang por número de habitantes. Conforme as informações divulgadas pela Ford, em 2018, o modelo foi o cupê esportivo mais vendido do mundo pelo quarto ano consecutivo. Na Europa, suas vendas continuaram a crescer em 2019 com 5.500 unidades comercializadas no primeiro semestre, um avanço de 3,7% comparado ao mesmo período do ano passado, comemora a montadora.

Ford Mustang 2019 [Divulgação]

No Brasil, o Mustang é o líder isolado do segmento de carros esportivos, com mais de 1.200 unidades vendidas desde o lançamento em 2018. Mesmo sem ter sido vendido oficialmente no país antes dessa data, o “pony car”  conquistou uma grande legião de fãs e admiradores brasileiros. Exemplo disso são eventos como o “15º Encontro Anual de Mustang”, que reuniu 180 veículos no mês passado em um shopping de São Paulo, e a “Noite do Mustang” realizada no sambódromo do Anhembi.

Veja como foi a caravana que estabeleceu o novo recorde para o Mustang neste vídeo produzido pela Ford:

Fonte: Ford do Brasil




Sobre Universo Motor 1008 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo